O Projecto tem como propósito estudar, editar e dar a conhecer a secção final da Crónica Geral de Espanha de 1344, texto historiográfico português da autoria do Conde Pedro de Barcelos. Apesar de ter sido sido objecto de duas edições críticas – uma por Luís Filipe Lindley Cintra, publicada entre 1954 e 1990, e outra por Diego Catalán e Maria Soledad de Andrés, datada de 1970 –, a secção final desta obra, contemplando os reinados castelhanos de Afonso X a Afonso XI, permanece inédita. Com início em Abril de 2014 e duração prevista de 12 a 18 meses, o Projecto, financiado pela FCT e pelo programa COMPETE, e desenvolvido no âmbito do Seminário de Literatura, Pensamento e Sociedade (SMELPS) do Instituto de Filosofia, Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT, está a cargo de uma equipa de filólogos constituída por Maria do Rosário Ferreira (investigadora responsável), José Carlos Ribeiro Miranda, Filipe Alves Moreira, Ana Sofia Laranjinha e Maria Joana Gomes, investigadores do SMELPS, contando ainda com o apoio de um grupo altamente qualificado de consultores especializados nas áreas científicas pertinentes para o trabalho a desenvolver. Este website é dedicado à divulgação do work in progress da equipa. 

O financiamento autónomo do Projecto terminou, como previsto, a 30 de Setembro de 2015, e teve já lugar a respectiva avaliação. Mas o Projecto prossegue a sua investigação ao abrigo do IF/FCT, continuando a difusão de resultados sobre a Crónica de 1344 e dando sequência ao inquérito sistemático iniciado pela equipa sobre a escrita historiográfica de Pedro de Barcelos.

Ver mais

English version

 

Novos estudos sobre:

Crónica de 1344 e a historiografia pós-alfonsina

Revista e-Spania, nº 25, Outubro 2016: aqui

 

 

Colóquio internacional do Projecto:

Crónica de 1344 e a historiografia pós-alfonsina

Porto, 9 e 10 de Julho de 2015: aqui

 

 

Divulgação do Projecto na revista online Atalaya: aqui

 

 

Publicações da equipa afectas ao Projecto: novidades aqui

 

 

STEMMA CODICUM actualizado (Abril de 2015): aqui

    

 

 

            

          NOVIDADE!

 

            De Afonso X a Afonso XI

Edição e estudo do texto castelhano dos

       reinados finais da 2ª redacção da

                      Crónica de 1344

 

Já disponível em:

Les Livres d'e-Spania (Travaux en cours)

 

1 DE ABRIL DE 2015: ANIVERSÁRIO, BALANÇO E PERSPECTIVAS

O Projecto Pedro de Barcelos completa hoje um ano. E creio poder afirmar que a equipa está de parabéns. Ao longo destes doze meses, e apesar dos obstáculos de vária ordem que se ergueram no nosso caminho (sim, a investigação científica, nos tempos que correm, tem muito de épico), conseguimos levar a cabo grande parte das tarefas que nos tínhamos proposto, e as que falta concluir estão bem encaminhadas. 

Superadas as dificuldades de acesso a cópias dos manuscritos, e graças ao trabalho incansável da Joana Gomes – com a constante colaboração da Sofia Laranjinha, os conselhos do nosso consultor Ricardo Pichel, e a colaboração pontual das nossas queridas Simona Aileni e Mariana Leite, antigas doutorandas do SMELPS levadas para longes terras pelas suas epopeias pessoais – estão já disponíveis as transcrições diplomáticas dos quatro testemunhos relevantes (U, Q2, G e S) para a edição crítica dos reinados de Afonso X a Afonso XI na Crónica de 1344. A Joana tem presentemente em mãos o texto crítico dos testemunhos individuais, em que trabalha em estreita colaboração com o José Carlos Miranda e comigo. Essa etapa encontra-se em estado muito adiantado, mas tem ainda de passar pelo exigente crivo dos nossos consultores Ricardo Pichel e Inés Fernández-Ordóñez, para discussão e elaboração das notas filológicas. O Filipe Moreira tem-se ocupado da colação dos manuscritos, que será a base da edição crítica dos reinados referidos, objectivo último do Projecto. O António Resende, consultor do Projecto para as questões históricas, tem vindo a redigir as biografias das personagens referidas no texto a editar, e a investigar o contexto político da redacção da Crónica e dos reinados em causa, com vista à elaboração das notas históricas que deverão complementar a edição. 

Está prevista para Maio a abertura do volume Crónica de 1344: De Afonso X a Afonso XI, na colecção “Travaux en cours” da editora online “Les Livres d’e-Spania”, patrocinada pela Universidade Paris-Sorbonne. Será aí disponibilizada a apresentação tripla de cada testemunho (fac-similar, diplomática, crítica), de acordo com os critérios CHARTA, seguida pela edição crítica, com base no ms. U, desta secção cronística até agora inédita. Avizinham-se dois meses muito intensos para a Joana, que recentemente realizou uma formação na plataforma editorial LODEL e será responsável pela colocação em linha dos materiais… Contamos com a preciosa experiência da nossa consultora Hélène Thieulin-Pardo, directora das publicações e-Spania

Para além dos objectivos mais directamente editoriais, toda a equipa tem dado o seu contributo com a participação em numerosos eventos científicos, uns promovidos pelo Projecto, outros externos, nacionais e internacionais, onde tem sido apresentada e divulgada a investigação realizada. Destaca-se a mesa dedicada à Crónica de 1344 no Colóquio temático da AHLM, em Valência, no passado mês de Novembro, onde o José Carlos, o Filipe, a Joana e eu mesma expusemos as perspectivas inovadores abertas pelo Projecto para o estudo desta obra. 

Começamos agora a debruçar-nos sobre a organização do Colóquio internacional “A Crónica de 1344 e a historiografia pós-alfonsina”, a realizar no Porto, a 9 e 10 de Julho próximo, e que contará, entre outros especialistas de renome, com apresentações já confirmadas dos nossos consultores Inés Fernández-Ordóñez, Francisco Bautista, Ricardo Pichel e António Resende. O programa completo será publicitado em breve. Além dos resultados disponibilizados nas várias páginas deste website e do anunciado breve aparecimento da Crónica de 1344: de Afonso X a Afonso XI em “Les livres d’e-Spania”, a actividade já desenvolvida pela equipa do Projecto salda-se pela produção de um número considerável de textos relacionados com Pedro de Barcelos, a Crónica de 1344 e a inserção desta na produção historiográfica medieval ibérica, já publicados ou aceites para publicação em revistas da especialidade ou volumes de estudos temáticos, nacionais e internacionais (ver publicações).

Face a este panorama auspicioso, é possível afirmar que, à data do términus do Projecto, 30 de Setembro de 2015, muito se terá avançado no conhecimento dessa obra fundamental da cultura portuguesa e ibérica medieval que é a Crónica de 1344. Animados por estes resultados, propusemos à FCT um novo Projecto, mais longo, ambicioso e englobante, destinado a dar continuidade ao trabalho aqui encetado, a que chamámos “Pedro de Barcelos e a escrita da História”. A ver vamos… 

Graças ao esforço da equipa e ao apoio daqueles que, com colaboração, conselhos ou incentivo, contribuíram e contribuem para estes resultados, o Projecto “Pedro de Barcelos e a monarquia castelhano-leonesa” está de parabéns. Obrigada a todos. UM BRINDE! (e que não seja apenas virtual ;-) 

 

Maria do Rosário Ferreira

 

 

Seminário “Os complexos caminhos da Crónica de 1344

V Jornadas do SMELPS, 26/06/14

Filipe Moreira, Joana Gomes, Rosário Ferreira

Sessão sobre a Crónica de 1344

Congresso Literatura y Ficción, Valência, 19/11/14

Filipe Moreira, Joana Gomes, Eva Lara (moderadora), Rosário Ferreira, José Carlos Miranda

projecto pedro de barcelos cronica 1344
projecto pedro de barcelos cronica 1344
projecto pedro de barcelos cronica 1344
projecto pedro de barcelos cronica 1344