top of page
O Projecto tem como propósito estudar, editar e dar a conhecer a secção final da Crónica Geral de Espanha de 1344, texto historiográfico português da autoria do Conde Pedro de Barcelos. Apesar de ter sido sido objecto de duas edições críticas – uma por Luís Filipe Lindley Cintra, publicada entre 1954 e 1990, e outra por Diego Catalán e Maria Soledad de Andrés, datada de 1970 –, a secção final desta obra, contemplando os reinados castelhanos de Afonso X a Afonso XI, permanece inédita. Com início em Abril de 2014 e duração prevista de 12 a 18 meses, o Projecto, financiado pela FCT e pelo programa COMPETE, e desenvolvido no âmbito do Seminário de Literatura, Pensamento e Sociedade (SMELPS) do Instituto de Filosofia, Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT, está a cargo de uma equipa de filólogos constituída por Maria do Rosário Ferreira (investigadora responsável), José Carlos Ribeiro Miranda, Filipe Alves Moreira, Ana Sofia Laranjinha e Maria Joana Gomes, investigadores do SMELPS, contando ainda com o apoio de um grupo altamente qualificado de consultores especializados nas áreas científicas pertinentes para o trabalho a desenvolver. Este website é dedicado à divulgação do work in progress da equipa.
O financiamento autónomo do Projecto terminou, como previsto, a 30 de Setembro de 2015, e teve já lugar a respectiva avaliação. Mas o Projecto prossegue a sua investigação ao abrigo do IF/FCT, continuando a difusão de resultados sobre a Crónica de 1344 e dando sequência ao inquérito sistemático iniciado pela equipa sobre a escrita historiográfica de Pedro de Barcelos.
Novos estudos sobre:
A Crónica de 1344 e a historiografia pós-alfonsina
Revista e-Spania, nº 25, Outubro 2016: aqui
Colóquio internacional do Projecto:
A Crónica de 1344 e a historiografia pós-alfonsina
Porto, 9 e 10 de Julho de 2015: aqui
Divulgação do Projecto na revista online Atalaya: aqui
Publicações da equipa afectas ao Projecto: novidades aqui
STEMMA CODICUM actualizado (Abril de 2015): aqui
NOVIDADE!
De Afonso X a Afonso XI
Edição e estudo do texto castelhano dos
reinados finais da 2ª redacção da
Crónica de 1344
Já disponível em:
Les Livres d'e-Spania (Travaux en cours)
1 DE ABRIL DE 2015: ANIVERSÁRIO, BALANÇO E PERSPECTIVAS
O Projecto Pedro de Barcelos completa hoje um ano. E creio poder afirmar que a equipa está de parabéns. Ao longo destes doze meses, e apesar dos obstáculos de vária ordem que se ergueram no nosso caminho (sim, a investigação científica, nos tempos que correm, tem muito de épico), conseguimos levar a cabo grande parte das tarefas que nos tínhamos proposto, e as que falta concluir estão bem encaminhadas.
Superadas as dificuldades de acesso a cópias dos manuscritos, e graças ao trabalho incansável da Joana Gomes – com a constante colaboração da Sofia Laranjinha, os conselhos do nosso consultor Ricardo Pichel, e a colaboração pontual das nossas queridas Simona Aileni e Mariana Leite, antigas doutorandas do SMELPS levadas para longes terras pelas suas epopeias pessoais – estão já disponíveis as transcrições diplomáticas dos quatro testemunhos relevantes (U, Q2, G e S) para a edição crítica dos reinados de Afonso X a Afonso XI na Crónica de 1344. A Joana tem presentemente em mãos o texto crítico dos testemunhos individuais, em que trabalha em estreita colaboração com o José Carlos Miranda e comigo. Essa etapa encontra-se em estado muito adiantado, mas tem ainda de passar pelo exigente crivo dos nossos consultores Ricardo Pichel e Inés Fernández-Ordóñez, para discussão e elaboração das notas filológicas. O Filipe Moreira tem-se ocupado da colação dos manuscritos, que será a base da edição crítica dos reinados referidos, objectivo último do Projecto. O António Resende, consultor do Projecto para as questões históricas, tem vindo a redigir as biografias das personagens referidas no texto a editar, e a investigar o contexto político da redacção da Crónica e dos reinados em causa, com vista à elaboração das notas históricas que deverão complementar a edição.
Está prevista para Maio a abertura do volume Crónica de 1344: De Afonso X a Afonso XI, na colecção “Travaux en cours” da editora online “Les Livres d’e-Spania”, patrocinada pela Universidade Paris-Sorbonne. Será aí disponibilizada a apresentação tripla de cada testemunho (fac-similar, diplomática, crítica), de acordo com os critérios CHARTA, seguida pela edição crítica, com base no ms. U, desta secção cronística até agora inédita. Avizinham-se dois meses muito intensos para a Joana, que recentemente realizou uma formação na plataforma editorial LODEL e será responsável pela colocação em linha dos materiais… Contamos com a preciosa experiência da nossa consultora Hélène Thieulin-Pardo, directora das publicações e-Spania.
Para além dos objectivos mais directamente editoriais, toda a equipa tem dado o seu contributo com a participação em numerosos eventos científicos, uns promovidos pelo Projecto, outros externos, nacionais e internacionais, onde tem sido apresentada e divulgada a investigação realizada. Destaca-se a mesa dedicada à Crónica de 1344 no Colóquio temático da AHLM, em Valência, no passado mês de Novembro, onde o José Carlos, o Filipe, a Joana e eu mesma expusemos as perspectivas inovadores abertas pelo Projecto para o estudo desta obra.
Começamos agora a debruçar-nos sobre a organização do Colóquio internacional “A Crónica de 1344 e a historiografia pós-alfonsina”, a realizar no Porto, a 9 e 10 de Julho próximo, e que contará, entre outros especialistas de renome, com apresentações já confirmadas dos nossos consultores Inés Fernández-Ordóñez, Francisco Bautista, Ricardo Pichel e António Resende. O programa completo será publicitado em breve. Além dos resultados disponibilizados nas várias páginas deste website e do anunciado breve aparecimento da Crónica de 1344: de Afonso X a Afonso XI em “Les livres d’e-Spania”, a actividade já desenvolvida pela equipa do Projecto salda-se pela produção de um número considerável de textos relacionados com Pedro de Barcelos, a Crónica de 1344 e a inserção desta na produção historiográfica medieval ibérica, já publicados ou aceites para publicação em revistas da especialidade ou volumes de estudos temáticos, nacionais e internacionais (ver publicações).
Face a este panorama auspicioso, é possível afirmar que, à data do términus do Projecto, 30 de Setembro de 2015, muito se terá avançado no conhecimento dessa obra fundamental da cultura portuguesa e ibérica medieval que é a Crónica de 1344. Animados por estes resultados, propusemos à FCT um novo Projecto, mais longo, ambicioso e englobante, destinado a dar continuidade ao trabalho aqui encetado, a que chamámos “Pedro de Barcelos e a escrita da História”. A ver vamos…
Graças ao esforço da equipa e ao apoio daqueles que, com colaboração, conselhos ou incentivo, contribuíram e contribuem para estes resultados, o Projecto “Pedro de Barcelos e a monarquia castelhano-leonesa” está de parabéns. Obrigada a todos. UM BRINDE! (e que não seja apenas virtual ;-)
Maria do Rosário Ferreira

Seminário “Os complexos caminhos da Crónica de 1344”
V Jornadas do SMELPS, 26/06/14
Filipe Moreira, Joana Gomes, Rosário Ferreira

Sessão sobre a Crónica de 1344
Congresso Literatura y Ficción, Valência, 19/11/14
Filipe Moreira, Joana Gomes, Eva Lara (moderadora), Rosário Ferreira, José Carlos Miranda


bottom of page